quinta-feira, 19 de maio de 2016

O real significado da palavra "Direito"

Direito é uma palavra que vem do latim directum, cujo significado remete a retidão, adequação, certo, correto. 

Etimologicamente, Direito define-se como a “qualidade daquilo que é regra”. 

Em outros termos, trata-se da ciência que estuda as normas jurídicas ou a vigência dessas normas em si. De maneira geral, a palavra “direito” pode ser usada, ainda, para no sentido de integridade, privilégio e prerrogativa.

O Direito, enquanto ciência, existe desde a Antiguidade e já foi pensado por diversos nomes da filosofia, tais quais Celso (“Direito é a arte do bom e do equitativo”), Dante Aliguieri (“Direito é a proporção real e pessoal de homem para homem que, conservada, conserva a sociedade e que, destruída, a destrói”) e Immanuel Kant (“Direito é o conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade”).

As normas jurídicas que ficam sob regência e vigilância do Direito têm, a partir dessas perspectivas, a intenção de garantir que vida em sociedade seja livre e respeitosa para que o homem possa ser livre, também, em sua individualidade. 

Surgiram desses raciocínios e dessas discussões embates que são vivos até hoje sobre o que é certo e o que é errado, sobre o direito e o não direito e como isso se adapta às novas realidades históricas, religiosas, geográficas, políticas, sociais e, principalmente, humanísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...